Como avaliar uma casa

Qual é o valor da minha casa? Avaliação Imobiliária

Qual é o valor da minha casa?

Qual é o valor da minha casa? Compreenda o processo de avaliação imobiliária e o que determina os valores dos imóveis.

Numa análise à psicologia da valorização dos imóveis, é comum o valor do imóvel para o proprietário normalmente diferir do valor para o potencial comprador. Infelizmente, ambos os valores são emocionais e não fatos com base em dados de mercado.

O imóvel para o proprietário tem um valor sentimental, face ao tempo que já reside na casa, experiências e memórias familiares, investimento que fez na manutenção e remodelação da casa. Obviamente, o proprietário atribui um alto valor ao seu castelo e com razão.

Os compradores, por outro lado, vêm as coisas de maneira diferente e agem com emoções diferentes.

Os compradores procuram tem uma reação emocional na primeira visita ao imóvel.  A primeira impressão é muito importante e é o que normalmente impulsiona os potenciais compradores para considerarem apresentar uma proposta de aquisição. A partir daí, são considerados custos relativos à mudança e outros aspetos considerados importantes para eles.  Devo fazer uma oferta? Qual é o mínimo que devo oferecer?

O valor de mercado está em algum lugar entre esses dois extremos emocionais.

É aqui que o avaliador entra com uma opinião objetiva apoiada por dados de mercado.

O valor de mercado é definido como o preço que um comprador disposto pagará a um vendedor por um produto ou serviço. No setor imobiliário, isso é conhecido como uma “transação de compra e venda”, o que significa que o comprador e o vendedor agiram voluntariamente e não sob coação.

Onde o avaliador começa e como eles chegam a esses números mágicos chamados Valor de Mercado? Não é absolutamente mágico; é uma série metódica de etapas analíticas.

Primeiro, o avaliador faz uma inspeção física da propriedade, determinando o tamanho do espaço útil e anotando todas as comodidades, como o número de quartos e casas de banho, a garagem, as áreas de armazenamento e quaisquer recursos especiais, como um lareira, piscina, pátio ou dependências.

Após uma inspeção completa, o avaliador tem um ponto de partida para chegar ao valor de mercado.

Precisa de ajuda? Conheça os serviços dos nossos parceiros para a venda de imóveis, crédito à habitação, remodelação de imóveis, Construção, designer de interiores,  avaliação de imóveis,  entre outros.

Qual o valor da minha casa? Métodos de Avaliação Imobiliária

Qual é o valor da minha casa? Com todos os dados físicos coletados, para determinar o valor da casa, o avaliador usa dois ou três métodos para chegar ao valor de mercado.

Os três métodos são:

  • Abordagem de mercado: o avaliador procura casas comparáveis ​​no seu bairro ou dentro da sua cidade com bairros comparáveis.
  • Abordagem de custo / análise de custo: O avaliador calcula o custo para construir a sua casa com os custos atuais de material e mão-de-obra, menos depreciação por danos estruturais, má manutenção e desintegração da vizinhança.
  • Abordagem de rendimento: a abordagem de rendimento não se aplica ao valor de mercado residencial. Essa abordagem aplica-se a propriedades que geram rendimentos, como apartamento que estão no mercado de arrendamento e propriedades comerciais.

O avaliador também considera a compatibilidade da sua casa na vizinhança, como a sua vizinhança agrega ou reduz o valor da sua casa? No entanto, localização, localização, localização impulsiona a análise final do mercado.

Em resumo, determinar o valor da sua casa é um procedimento complexo. O avaliador deve conhecer bem a sua cidade e todos os fatores socioeconómicos que impulsionam o mercado. Isso leva anos de observação, estudo e pesquisas consideráveis ​​pelo avaliador.

Ao considerar uma avaliação profissional, é melhor escolher um avaliador certificado

Avaliação Imobiliária: Avaliador Certificado

No mundo imobiliário, na avaliação imobiliária nem todos os avaliadores são considerados iguais. É preciso uma certa experiência e conhecimento para avaliar corretamente um imóvel, e não basta apenas alguém que está meramente qualificado. Existem dois tipos de avaliadores, os avaliadores que estão disponíveis ao público para contratação, e os avaliadores que trabalham apenas para os bancos e outras empresas de crédito.

Se está a pensar em vender o seu imóvel seja ele qual for o motivo, será importante que solicite uma avaliação imobiliária e que contrate um avaliador de forma a que possa compreender o valor real da sua propriedade e em função disso tomar uma decisão.

Importa no entanto contratar um serviço credenciado e independente de avaliação imobiliária, pois obter uma avaliação irrealista não o irá ajudar apenas dificultará a sua vida.  Aumentar o valor real de mercado de uma propriedade é surpreendentemente fácil, porque as avaliações são simplesmente estimativas do valor real de mercado de uma propriedade. São interpretações baseadas nas propriedades circundantes e nos critérios selecionados. Uma avaliação pode ser “fixa” de acordo com o interesse de uma pessoa. É por isso que as duas partes não devem ter relações anteriores ou interesses em comum na propriedade em questão.

Os avaliadores credenciados por norma serão certificados pela associação nacional de avaliadores imobiliários (ANAI). Esses avaliadores por norma têm muita experiência, anos de prática e tiveram que atuar sob supervisão enquanto avaliavam muitas propriedades diferentes.

Caso necessite de obter financiamento poderá também utilizar o relatório de avaliação imobiliária para esse efeito. A maioria dos credores aceitará as avaliações de membros da ANAI, pois são considerados avaliadores confiáveis ​.

Um avaliador credenciado poderá representar um custo mais alto devido à sua experiência e competência, no entanto permitirá obtenha informação mais fidedigna.

Em suma, será sempre uma boa ideia contratar um avaliador quando necessita de avaliar um imóvel, se possível contrate um avaliador credenciado, como por exemplo um membro da ANAI, pois permitirá obter com maior confiança a informação acerca do valor real do imóvel, podendo evitar despesas desnecessárias e problemas com eventuais credores.

Conheça o serviço de avaliação imobiliária dos nossos parceiros credenciados. Peça um orçamento em compromisso, e beneficie das vantagens das parcerias efetuada pela Rural Home. 

Precisa de ajuda? Conheça os serviços dos nossos parceiros para a  crédito à habitação, remodelação de imóveis, designer de interiores,  avaliação de imóveis,  entre outros.

Pretende vender a sua casa? Saiba como anunciar na Rural Home. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em que podemos ajudar? Suporte Rural Home | Facebook Messenger
✅ Select Language