É o momento certo para comprar uma casa?

Devo comprar uma casa?

Existem muitas previsões de mercado, no entanto, se você quiser comprar uma casa,  a sua primeira, – não há tempo certo ou errado!  A motivação para comprar uma casa não é determinada pelas condições do mercado nem pela localização. As opiniões do setor e a especulação dos investidores não podem prever quando um determinado indivíduo estará pronto para comprar. Para a grande maioria das pessoas, os motivos mais convincentes para comprar uma casa são baseados em circunstâncias individuais e necessidades pessoais:

  • Necessidades e desejos da família para filhos / pais / sogros / casais
  • Conveniência para casa, trabalho, escola, atividades sociais
  • Senso de conquista ou realização
  • Liberdade e independência

Mesmo havendo muitas mudanças no mercado, tanto para cima quanto para baixo – as pessoas ainda precisam e querem comprar casas. Esse desejo de comprar uma casa está profundamente enraizado no tecido da nossa consciência. O valor da casa própria oferece muito mais satisfação do que as calculadoras de ROI podem quantificar.

Como tomar a decisão de comprar um casa? Primeiro, determine que você deseja comprar uma casa. Coloque as suas finanças em ordem. Determine a sua situação financeira e verifique a possibilidade de obtenção de crédito – valores e condições.

Analise todos os seus ativos disponíveis para pagamento e examine todas as opções financeiras disponíveis para si. Caso esteja em falta no pagamento de algum crédito pessoal que tenha contraído, reserve um tempo para fazer pagamentos pontuais aos seus credores para apresentar a melhor imagem financeira possível.

Verifique se tem uma situação estável a nível do seu emprego, nomeadamente se possui um contrato de trabalho como efetivo, pois será um fator importante que será analisado por parte dos bancos, diminuindo o risco associado ao financiamento.

Adie compras que pretendia fazer e comece a preparar a aquisição do imóvel, que poderá levar algum tempo para melhorar a sua situação e a sua análise de risco.

Importa também perceber que os bancos financiam no máximo 90% do valor de avaliação do imóvel, a juntar a isso à outras despesas relacionadas com impostos, escritura, obras que possam ser necessárias, aquisição de mobiliário e despesas associadas às mudanças para a nova casa. Por isso terá que ter algumas poupanças no momento de comprar uma casa.

Assim que estiver preparado para adquirir um imóvel e após visitar algumas casas que possam ser do seu interesse, com base nessa informação converse com os diversos bancos, faça a análise de risco e solicite uma pré-aprovação do crédito à habitação.  Converse com os gestores de conta dos bancos ou o seu corretor financeiro para descobrir quanto poderá receber de financiamento e conhecer todos os custos associados ao processo.

Pesquise casas abaixo da faixa de preço aprovada, para que possa ter mais espaço para negociação. Procure um agente imobiliário que possa trabalhar consigo com base nas suas necessidades e disponibilidade. Talvez você não saiba exatamente o que deseja em termos de uma nova casa, e o seu agente irá trabalhar consigo para determinar as suas necessidades e ajudá-lo a encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades imediatas e futuras.

Torne-se um comprador informado e prático. Depois de determinar onde gostaria de morar, determine quais fatores são mais importantes para sua família. Calcule o seu novo tempo de viagem e pesquise informações da escola para seus filhos. Certifique-se de avaliar os fatores circundantes mais importantes para você, juntamente com os fatores menos importantes.

Fatores a considerar na compra de uma casa

Encontre uma casa que funcione para si. Imagine-se (junto com sua família morando nessa casa). Quais são os principais pontos de consideração para a sua casa? Se você passar muito tempo na cozinha, quer ter certeza de que a cozinha pode acomodar seus hábitos. Se estiver trabalhando em casa, verifique se a configuração do seu escritório em casa funcionará. Verifique se todas as suas necessidades de telecomunicações e eletricidade podem ser atendidas.

Faça a oferta. Depois de localizar um imóvel que atenda às suas necessidades, faça uma oferta com base no preço do anúncio, juntamente com informações comparáveis ​​e considerações de mercado. O seu agente pode trabalhar consigo para determinar o melhor preço.

É bom fazer uma inspeção residencial, para que possa saber quais são as possíveis armadilhas e futuras necessidades de manutenção.

Após aceitação da sua proposta, deverá solicitar junto do seu gestor de conta para proceder à avaliação do imóvel. Caso a avaliação corra bem, por normal fará primeiramente um contrato promessa que implica um adiantamento de 10% do valor de aquisição. Paralelamente assinará toda a documentação financeira exigida pelo seu bancos e os custos inerentes ao processo.

Após aprovação do financiamento, será feita a escritura e o pagamento do valor em divida ao vendedor que será feito pelo representante do seu banco, que estará presente nesse ato.

A compra de uma casa pode ser um desafio e uma conquista ao longo da vida, mas é realmente uma conquista digna e que vale a pena lutar.

Precisa de ajuda para obtenção de crédito à Habitação? Através da parceria da Decisões e Soluções com a Rural Home usufrua de apoio gratuito na obtenção de crédito nas melhores condições de mercado.

Conheça todos os anúncios de imóveis que há para venda na Rural Home. 

Conheça também as parcerias da Rural Home nas área da mediação imobiliária, avaliação imobiliária, projetos de arquitetura, designer de interiores, obras de remodelação. Temos parceiros para todas as suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em que podemos ajudar? Suporte Rural Home | Facebook Messenger
✅ Select Language